Crioestaminal assinala 18 de anos de compromisso com as famílias portuguesas e com a Ciência
A Crioestaminal, laboratório líder em células estaminais, assinala 18 anos de experiência em Portugal, reforçando o seu compromisso com a comunidade, a ciência e os seus colaboradores no acesso a terapias personalizadas à base de células estaminais e no desenvolvimento de projetos de investigação de novas terapias.
O apoio aos futuros pais na fase mais importante das suas vidas que é a gravidez e a chegada de um bebé tem sido o principal foco da Crioestaminal ao longo dos anos, com a promoção de diversas iniciativas que pretendem acompanhar e guiar as famílias portuguesas neste momento especial. A campanha “Crio e Cuido”, lançada recentemente, vem reforçar este papel ativo que a Crioestaminal assume, lado a lado com as famílias, na promoção do bem-estar e proteção dos mais pequenos. Além de cuidar da comunidade, estende também este papel ao meio ambiente, com a plantação de uma árvore pelo aniversário de cada criança que tem as suas células estaminais do sangue do cordão umbilical guardadas no seu laboratório, de modo a contribuir para a reflorestação das áreas mais lesadas nos incêndios dos últimos anos no nosso País.
Paralelamente tem-se dedicado ao desenvolvimento e disponibilização das mais avançadas tecnologias de modo a promover a medicina preventiva e personalizada, com um investimento contínuo de 10% do seu volume de negócio em Investigação & Desenvolvimento. Neste âmbito, a Crioestaminal criou um Banco de Investigação com células estaminais doadas pelas famílias que não pretendem guardá-las para si, apoiando a investigação científica e o desenvolvimento de novas terapias para doenças atualmente sem tratamento eficaz, evitando assim o “desperdício” desta potencial opção terapêutica.
Segundo André Gomes, Fundador e Diretor Geral da Crioestaminal: “Assinalar o 18.º aniversário da Crioestaminal é comemorar um caminho de compromisso com o futuro das famílias. Já contribuímos com amostras de células estaminais guardadas no nosso laboratório para o tratamento de 10 crianças portuguesas e são estes casos de sucesso que nos movem todos os dias pela missão de possibilitar o acesso à oportunidade única de guardar as células estaminais do cordão umbilical, de modo a alargar as opções de tratamento e promover a melhoria da qualidade de vida das famílias a longo prazo. Para percorrer este caminho, assegurar o bem-estar dos colaboradores, que fazem todos os dias por tornar o laboratório numa referência na medicina do futuro, é também uma das nossas prioridades”, sublinha.
A Crioestaminal é o único laboratório que testa individualmente todas as amostras de tecido do cordão umbilical e o único laboratório europeu com acreditação da American Association of Blood Banks (AABB), quer para o processamento de sangue quer de tecido do cordão umbilical. A qualidade do laboratório líder em células estaminais não é apenas reconhecida pelas entidades reguladoras, estendendo-se às famílias portuguesas com a distinção, em 2021, para os Prémios Cinco Estrelas e Escolha do Consumidor, pelo 8.º ano consecutivo.