Doentes com Insuficiência Cardíaca melhoram após infusão com Células Estaminais do Cordão Umbilical
A insuficiência cardíaca é um problema grave de saúde pública, que afeta mais de 23 milhões de pessoas em todo o mundo. Entre 1-2% da população adulta nos países desenvolvidos sofre desta doença e estima-se que a prevalência entre a população com idade superior a 70 anos ultrapasse os 10%. Sintomas como falta de ar e cansaço podem ser sinais de insuficiência cardíaca, cujas causas mais comuns em Portugal são a hipertensão e a doença coronária.
Há mais de uma década que se estuda o tratamento da insuficiência cardíaca recorrendo a células estaminais, com resultados promissores. As mais utilizadas têm sido as da medula óssea, no entanto, a utilização de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical (UC-MSC) torna-se mais vantajosa devido à colheita não invasiva, maior capacidade de proliferação e diferenciação e porque, pertencendo a um tecido neonatal, não foram sujeitas a fatores ambientais nem envelhecimento.
Tratamento com Tecido do Cordão Umbilical melhora a Função Cardíaca
Foram recentemente publicados os resultados de um ensaio clínico que testou o efeito da administração de UC-MSC em doentes com insuficiência cardíaca. No estudo, foram incluídos 30 doentes com insuficiência cardíaca, divididos em 2 grupos: o grupo de tratamento, constituído por 15 indivíduos que receberam UC-MSC por via intravenosa; e o grupo controlo, que recebeu apenas o seu próprio plasma, desprovido de células estaminais (placebo). Não se registaram efeitos adversos graves associados ao tratamento, pelo que os autores consideram que o procedimento é seguro. Os testes para avaliação da função cardíaca e medição da qualidade de vida dos doentes foram realizados antes do tratamento e aos 3, 6 e 12 meses após o mesmo. No grupo UC‑MSC notou-se, logo aos 3 meses pós-infusão e durante os 12 meses de acompanhamento, um aumento na eficiência com que o lado esquerdo do coração bombeava sangue, comparativamente ao grupo controlo. Este efeito positivo foi acompanhado por um aumento significativo na qualidade de vida dos doentes tratados com UC‑MSC, quando comparados com os do grupo controlo.
Estes resultados suportam o desenvolvimento de mais ensaios clínicos com células estaminais do tecido do cordão umbilical para o tratamento de insuficiência cardíaca, com o objetivo de otimizar este tipo de terapia e permitir o seu acesso a mais doentes no futuro.
Referências:
Bartolucci JG, et al. Safety and Efficacy of the Intravenous Infusion of Umbilical Cord Mesenchymal Stem Cells in Patients With Heart Failure: A Phase 1/2 Randomized Controlled Trial (RIMECARD Trial). Circ Res. 2017 Sep 26. pii: CIRCRESAHA.117.310712. doi: 10.1161/CIRCRESAHA.117.310712.
Silva D, Gomez-Sanchez MA. Heart Failure: A New Epidemic of Cardiovascular Disease. Acta Med Port 2016 Jan;29(1):10-11.