Novo produto baseado em células estaminais de tecido adiposo para tratamento de anemia aplástica, aprovado para ensaios clínicos
A Regen Biopharma, Inc, – uma empresa de biotecnologia americana, acaba de receber autorização da U.S. Food and Drug Administration (FDA) para iniciar a investigação de um novo produto baseado em células estaminais autólogas de tecido adiposo (HemaXellerate) em doentes com anemia aplástica.
O HemaXellerate é um tratamento personalizado que utiliza células estaminais de tecido adiposo do abdómen do próprio doente para tratar anemia aplástica ou outras doenças medulares. O tecido adiposo do doente é processado de forma a extrair células com capacidade de induzir a regeneração da medula óssea e restaurar a sua capacidade de produzir células sanguíneas saudáveis. Com base nos resultados positivos obtidos em modelos animais, o HemaXellerate recebeu parecer positivo para ser testado em doentes com anemia aplástica.
A anemia aplástica resulta do deficiente funcionamento da medula óssea que deixa de produzir células sanguíneas (plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos) em número suficiente. É uma doença medular que pode levar a hemorragias, infeções e febre, podendo ser fatal. As formas graves da doença têm uma taxa de mortalidade superior a 70%. Os tratamentos atuais para a anemia aplástica incluem transfusões sanguíneas, imunossupressão e transplante de células estaminais, no entanto os primeiros nem sempre funcionam e o último só está disponível para doentes com dadores compatíveis.
A empresa Regen Biopharma irá agora avançar para um ensaio clínico de fase I/II que irá tratar doentes que foram diagnosticados com anemia aplástica refratária, o que inclui os doentes com anemia aplástica que foram tratados sem sucesso com terapias imunossupressoras. Os doentes serão tratados com HemaXellerate com o objetivo de avaliar a segurança e a eficácia deste novo produto.
Ao utilizar uma abordagem baseada em células estaminais mesenquimais, os investigadores esperam conseguir modular o sistema imunitário e em simultâneo estimular a produção de células sanguíneas, oferecendo alternativas às terapêuticas atuais no tratamento de anemia aplástica.